Twittadas Recentes...

3D Engine TI-84

Depois de perder muitas horas de viagem nos regressos a casa ao fim de semana, decidi deixar de as perder fazendo alguma coisa e numa das muitas viagens decidi aplicar conhecimentos de Computação Gráfica, criando uma aplicação para a calculadora TI-84 que simulasse 3D, mais especificamente, criar um motor tri-dimensional, e foi o que fiz.


Sabia de inicio que não ia ser fácil, com uma calculadora nas mãos estava limitado a uma linguagem muito Básica (que na verdade tem o nome de B, de Basic), onde são poucas e limitadas as estruturas de dados onde nos possamos apoiar, mesmo assim 3 viagens depois a aplicação já se mexia, e hoje estou aqui para falar um pouco dela.


Com esta Aplicação é possível ao utilizador criar objectos 3D (a primeira vez que o programa corre cria um objecto por defeito, um cubo).
A criação do objecto é feita ponto a ponto, e o objecto é criado por linhas, que são índices para os pontos criados. Por exemplo um quadrado, tem os pontos P1,P2,P3 e P4, e as linhas são: L(1,2) L(2,3) L(3,4) L(4,1).


Depois de criado o objecto, o utilizador tem à sua disposição o menu com as opções de escala, rotação e translação, e ainda as definições onde pode controlar o valor da rotação do objecto a partir das setas do teclado, ainda neste menu o utilizador pode alterar a perspectiva do objecto.



A aplicação conta também com um menu de ajuda que informa o utilizador sobre as variáveis utilizadas pela aplicação e como alterar de forma externa à aplicação um modelo 3D.
Para aqueles que ainda tenham duvidas ou que simplesmente querem ver a aplicação em funcionamento, fica a baixo um video tutorial da mesma.





Experimentem esta aplicação e tentem criar as vossos próprios modelos 3D, caso criem algum interessante não se esqueçam de o submeter aqui no blog.


Comments (0)

Enviar um comentário


Design por Toni Almeida © 2011

http://promatik.pt